quinta-feira, 7 de junho de 2012

Crescer



- É mesmo assim. Aguenta-te.

Disse-me aquele sujeito que nunca aguentou. Nem vai. Cobarde pessoa cujo nome não me lembro ou não quero lembrar, porque sei lá, acho melhor assim – aguentar, sozinha.

Sozinha, só - é melhor, se não é melhor é mais prudente e agora é tempo de dever alguma coisa à prudência que já anda a arrastar os meus sarilhos há demasiado tempo e odeio coisas que se arrastam. Agora odeio, só agora.

- Estás tão diferente.

Sim, só agora porque cresci. Dizem que cresci - porque eu não noto diferença. Pensando bem troquei as molas por elásticos e a televisão por livros, mas isso para mim não é crescer – somente trocar hábitos. Crescer é aceitar a prudência, renunciar a algumas coisas e prescindir de outras, é viver mais tentando menos, ou tentar mais vivendo menos, já nem sei.

A questão é que agora acarto as minhas consequências, porque dizem que já está na altura de o fazer. Então que tudo passe rápido, que os ventos soprem ferozmente e que os segundos corram em vez de andarem, que passe tudo tão rápido. Esse tudo que é a dor dos anos passarem, das ações terem penas que duram anos, às vezes perpétuas.

Ninguém está preparado para a dor, eu não estou, odiava estar e espero nunca estar. Porque quem está- cresceu. E acho que não quero crescer, não no sentido que todos esperam, não da forma que todos sonham, não dessa maneira solitária. Mas da minha. Porque da vossa quem cresce tenta mais e vive menos.

Eu não quero viver menos, mas sim aproveitar mais. É por isso que me aguento, como me dizem para aguentar. Primeiro sigo as pisadas de uns e depois faço só aquelas que eu posso dar. E isso é crescer, isso é mudar.

2 comentários:

  1. Parabéns por este texto. É mais uma estrelinha deste céu, o teu blog, que ilumina todos os que há muito caminham no deserto deste mundo, que viajam inertes em busca de um rumo, mas que, por tanto buscarem, acabam perdidos. Perdem-se em letras desencontradas, em sentimentos inúteis e em pensamentos fúteis. Mas depois de muito procurarem (depois dessas letras, sentimentos, pensamentos e de tantas outras formas de conhecimento do "Eu" e do mundo em redor), se confortam com a tua escrita magnífica e se deixam iluminar pelo teu talento. Tu, em vez desses caminhantes, não procuras. Em vez disso, vives, escreves. Talvez procures... Mas não te limitas a esperar pela luz de uma outra estrela. És tu essa estrela. Espero que o sejas também no futuro. Muitas felicidades e tudo de luminoso para ti. És uma GRANDE ESCRITORA! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muítissimo Obrigada : D é uma honra ler palavras como as que escreveu. Se há quem goste do que escrevo e sinta motivação para algo ao ler o meu trabalho não devo o mérito somente a mim mas também ao proprio leitor, por também acreditar que há uma possibilidade de viver, de fazer, de ser diferente.

      Eliminar

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido"