sábado, 26 de novembro de 2011

O Elogio da Ausência - excerto


"(...)Os olhos já não jorravam água, tinha feito tudo para os secar. E tudo fez. Ela sempre foi assim, sempre colocou em mãos algo mais do que a capacidade humana consegue, sempre esperou pelos ventos fortes que a derrubassem, e sem nenhum agasalho sempre os defrontou. Admirava em parte a sua força, que mais ninguém tinha, todas as peripécias pelas quais tinha passado eram para ela meros sinais de que ainda não  tinha alcançado a sua meta incrivelmente determinada.
 Para mim, e para todos os que com ela conviveram, tratava-se de injustiça, uma injustiça feita pelas próprias mãos e que andava pelos próprios pés. Nunca tinha visto nada assim, o terror dominava quem quer que visse o sofrimento dela. A minha memória ficará eternamente marcada pela sua presença através da coragem, inteligência e principalmente a sabedoria que mais ninguém possuía.  
“Não se preocupem, hoje é só mais um dia soalheiro.” – Costumava dizer. Era o tudo o que pronunciava para afogar as mágoas, umas vezes ainda ia ao mar refrescar-se, mas a escuridão nem sempre a permitia mergulhar livremente onde quer que fosse. Tornou-se cega, mas foi isso que a glorificou. E eu admiro-a acima de tudo por não ter pousado as mãos e descansado os braços quando o trabalho estava feito – para ela nunca nada ficava por fazer, nem que fosse ter de cantar a sua melodia diária, que de vez em quando, afastava aqueles cujo amor dela não cedia.(...)
Querida Margarida, estarás e continuarás sempre ligada ao meu mais profundo ser, no mais íntimo lugar guardado somente para ti no meu coração. E é essa vontade de seres quem és, a persistência que possuis em permanecer, o amor que em ti rejubila, que me faz e me obriga a esperar por alguém que seja apenas e unicamente tu.
Ontem quando estive a pensar decidi o que iria fazer, vou vaguear nesses ventos que tu sempre enfrentas e esperar que me confrontes. Só uma vez mais.

Sempre, Duarte."


Excerto do livro "O elogio da ausência" escrito por Sara Penas.

4 comentários:

  1. gosto da maneira que expressas as palavras. sigo o teu blog (:

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! É absolutamente incrível a maneira como as palavras
    se cruzam no teu texto, embaladas pela cadência da magia que delas
    se solta em cada passagem. Obrigada por nos dares a conhecer o teu talento
    e por partilhares connosco essa brisa que da tua alma sopra quando escreves. Por tudo isto, os meus mais sinceros parabéns, não só por este
    texto, mas também por todo o blog (está verdadeiramente fabuloso).
    (é de salientar que a frase "A ordem é o prazer da razão, mas a desordem é a delícia da imaginação", que se enontra no cimo da página, não poderia ser mais certeira). Desejo-te, assim, que as tais "brisas" que mencionei acima continuem a soprar velozmente, "incendiando" o teu papel com as tuas palavras inspiradoras e enchendo a tua vida com esse teu talento...

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por todas as tuas palavras acerca dos meus textos, são comentários como estes que me dão uma razão para continuar com o blog e com o meu trabalho. São para mim de extremo valor. Muito obrigada mesmo

    ResponderEliminar

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido"