terça-feira, 30 de outubro de 2012

Chove a potes



Eu sei. Eu lembro-me. Foi num dia de chuva. Chovia a potes, dizias tu. E dizes, creio. Nunca mudavas de hábitos, portanto ainda o deves dizer. Ou pelo menos, sê bom para mim - deixa-me imaginar que ainda o dizes. Por favor. Preciso de saber que ainda te conheço, que ainda sei as marcas na tua cara, como sei as da tua pele, as dos teus olhos, as mais negras – sabes – aquelas que só eu via. De que te envergonhavas de mostrar, porque – sei lá – o negro do teu corpo sempre te aterrou.

Para dizer a verdade – a mim também. Mas está tudo bem, ninguém precisa de saber disso. Só nós. Não te preocupes. Continua a sorrir-me, a embalar-me, como fazes sempre. Que eu não conto a ninguém do que te fizeram. Ainda é o nosso segredo não é? Só nosso, eu prometo. Eu juro. Como te jurei não esquecer. E sabes … eu não esqueci. Seria impossível esquecer-te.

Eu sei. Eu lembro-me. Foi nesse dia de chover a potes. Estavas encharcado – aterrado até cima de água e de memórias. Mal andavas - todo ensopado e ferido, morto para quem te secou, vivo para quem te enxugou. Para mim – estavas só ali tu, o mesmo de sempre, o mesmo de todas as horas, de todos os momentos. Somente tu. Por favor, diz-me que ainda continuas somente tu – quero lembrar-me das palavras que gastavas comigo. Eu sei. Eu lembro-me. Delas. De ti. De nós.

A escuridão das tuas marcas abandonaram-te, sumiste. Juntamente com esse dia em que potes caiam do céu. Para mim caiam tijolos, não potes. Caía o peso das tuas mágoas, feitas lágrimas que não se retêm. Feitas vidas que não duram, águas que caiem e que não marcam, que sufocam e não esquecem.

E por isso eu sei. Por isso eu lembro-me. Por isso choveu.


6 comentários:

  1. No Facebook, escreveste: "Encontro a minha inspiração no que escrevo, espero que vocês também possam encontrar a força que vos falta lendo.". A tua escrita faz-nos, de facto, encontrar essa força. As tuas palavras são elas próprias, construções sólidas, edificadas com a fortaleza da tua imaginação. Quem tem a (fantástica) oportunidade de as ler fica também envolto nessa fortaleza, ganha asas para voar para o reino da escrita, onde vivem hábeis artistas e exímios escritores como tu. Espero que o teu blog seja sempre esse abrigo que nos acolhe nos dias de sol e de intempérie, que nos ilumina nos momentos luminosos e sombrios, que nunca nos deixa, traz-nos sempre algo de inesperado e novo. Mil obrigados por partilhares connosco os tesouros da tua imaginação e por fazeres de nós testemunhas da tua sapiência.

    P.S.: O texto "Chove a potes" é mais uma pedra edificada na fortaleza da tua imaginação.

    Muitas felicidades. :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada :) são comentários como este que me fazem prosseguir com o blog e continuar a escrever com um grande gosto ;)

    Muitas felicidades para ti também :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada.

    Tudo de bom para ti! :) Que continues a colorir este magnífico blog com o pincel mágico da tua criatividade.

    Tenho a certeza de que, no futuro, terás muito sucesso como escritora, mas não apenas como uma escritora de livros. Serás conhecida pela tua incrível capacidade de dar uma vivacidade especial aos textos que escreves e de deixar transparecer a tua sensibilidade em relação aos desígnios daqueles sobre os quais escreves (os seres humanos, por exemplo). Penso que gostarias de seguir Engenharia Aeronáutica, mas ainda assim, espero que o poder da escrita nunca te abandone.

    P.S.I: Aqui deixo uma simples, mas, paradoxalmente, complexa fórmula, que penso ser uma das chaves para o teu sucesso enquanto escritora:
    Imaginação da Sara Penas ao quadrado + Partilha da sua criatividade connosco (pessoas que decidiram guardar alguns momentos da vida atarefada de cidadãos deste mundo para se deleitarem com a magia das suas palavras) = QUALIDADES DE UMA EXCELENTE ESCRITORA!

    :)

    P.S. II: Mais uma vez, desejo as maiores felicidades a uma futura engenheira ou cardiologista (se não estou em erro), mas no fundo, a uma cidadã consciente e sempre atenta ao mundo à sua volta, sempre refugiada nos seus pensamentos e alheia a devaneios sem sentido, sempre viva, sempre inovadora, nunca desistente, mas sempre vitoriosa. O seu nome, enfim, todos o saberão... (O sucesso que já alcançou basta para se adivinhar a quem me refiro).

    ResponderEliminar
  4. Oh, estou rendida a tantos elogios à minha pessoa e à minha forma de escrever. Um obrigada não é suficiente para mostrar o quão grata estou pelas tuas palavras, tocaram-me mesmo, é muito importante receber gestos destes. : )

    É certo que qualquer que seja o percurso profissional que possa vir a optar, nenhum deles põe em causa a continuação do meu trabalho em termos de escrita. Não só se tornou um refugio como também uma nova forma de ver o mundo e a realidade e é de facto uma grande honra poder partilhar isso com as pessoas. É um motivo de grande orgulho e felicidade receber um feedback tão positivo, muito obrigada mesmo :)

    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido"